quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Outro vez motivação ???

Você se prepara para mais uma reunião com seu grupo de colaboradores, imagino que isto lhe tome muito tempo e recursos, e é óvio que sua expectativa é a de que todos saiam dali motivados para um novo ano ou desafio que vem pela frente.

O dia tão sonhado chega, o evento é composto de momentos duros, onde são debatidos os problemas internos, outros de relaxamento e para completar, sua empresa resolve encerrar o evento com chave de ouro. Para isto programa uma palestra motivacional.

O palestrante, em menos de uma hora, consegue fazer a plateia alcançar o êxtase. Percebe-se no semblante das pessoas uma mudança inacreditável. O sorriso e até as lágrimas de alguns, mostram como as palavras foram profundas.

O “show de motivação” é um sucesso, muitos aplausos, e todos saem do evento com o sentimento renovado. Tudo parece perfeito. Até que, num piscar de olhos, um novo dia começa. As pessoas, como sempre, repletas de desafios, conflitos, problemas, soluções e tudo mais - um típico dia de trabalho. O interessante é que todos parecem agir do mesmo modo de sempre. E a aquela grande motivação? Onde será que ela foi esquecida? O que deu errado, afinal todos pareciam tão MOTIVADOS ao final de nosso evento?

O nascimento do surto de treinamentos e palestras motivacionais já comemora algumas décadas de vida. É impressionante como executivos e líderes são expostos a este tipo de programa com objetivos não muito claros, e muitas vezes inócuos.

Saem de seu ambiente de negócios e mergulham na profundeza dos programas motivacionais que prometem resgatar, em algumas horas, tudo o que poderá transformar o profissional em um super gestor.

Eles pecam por tratar todos da mesma forma. Como se o combustível da motivação fosse o mesmo para cada pessoa. Esquecem-se que nós não somos do tipo “flex”, cada um se utiliza de um tipo específico de combustível cuja fórmula é mais complexa do que se pensa.

Cada vez mais ousados, estes programas obrigam os participantes a subir em árvores, praticar esportes radicais, acampar na selva, dançar, expor-se ao ridículo, tudo em nome da “esperada mudança”. Um típico “big brother” executivo.

Recentemente, diversos participantes de um programa motivacional, foram obrigados a baixar em hospitais devido a queimaduras nos pés provocadas pelo exercício de “andar em brasas”. Parece que o poder da mente não funcionou para todos da mesma forma.

Pergunto, precisaria um profissional passar por este tipo de atividade para melhorar seu desempenho no dia-a-dia? Quanto isto realmente conduz a mudanças? Quanto isto nos leva a superar as adversidades? Quanto isto aumenta nossa lucratividade?

Não sou contra o uso de dinâmicas inteligentes que complementem um trabalho profundo de formação de líderes, mas me parece que este tipo de ferramenta caiu no campo da banalidade.

Especialistas em motivação surgem a cada novo dia. Basta um treinador de futebol ou um esportista ter algum destaque na temporada, para termos mais um potencial palestrante que, com suas palavras, irá “motivar” milhares de profissionais país a fora.

E o pior é que as empresas investem, ou jogam pelo ralo, muito dinheiro neste tipo de atividade.

Estes “palestrantes do momento” contam ao público sua fórmula de sucesso. Nada contra isto. Mas esta fórmula aplica-se a um momento específico, a uma equipe em particular, que jogou em uma situação única.

Quantos técnicos e esportistas são um sucesso em uma temporada, vencem o campeonato, e no ano seguinte são literalmente “expurgados” da mídia pelos seus péssimos resultados.

Aliás você já viu alguém contratando um deles para ensinar a outros o que os fez alcançar o fracasso naquele momento?

O que aconteceu, o líder desaprendeu sua fórmula? A sua mecânica de motivação não funciona mais como antes?

Claro que não. A explicação é que motivação é passageira e, infelizmente, se vai rapidamente.

As empresas e seus gestores deveriam parar de buscar a motivação de seus colaboradores. As pessoas não mudam por estarem motivadas. A motivação só faz com que elas aparentem estar mais felizes. É pontual, e totalmente dependente do cenário vivenciado naquele momento. Pode mudar a qualquer hora. Não depende de idade. Ela ataca inesperadamente em todos os momentos e faixas etárias de nossas vidas.
É fácil observar o que estou dizendo. Um gestor que volta ao trabalho após certo período de férias deveria estar super motivado, certo? Não necessariamente. Dependendo da qualidade de seus dias de ócio, sua motivação pode estar em alta ou em níveis inferiores aqueles quando ele saiu em férias.

Ao invés da busca pela motivação, deveríamos nos preocupar com os níveis de energia e satisfação de nossos colaboradores. E isto é muito diferente da momentânea “motivação”. Quem recupera energia em momentos do dia é mais produtivo. O mesmo ocorre com as pessoas que obtêm satisfação no trabalho e nada sua vida pessoal.

Os programas de desenvolvimento de liderança, portanto, deveriam focar mais em ganho de energia e condições favoráveis para satisfação profissional do que em atividades que supostamente entregam uma falsa “motivação” a seus participantes.

Na próxima vez que você for participar de um treinamento, avalie bem se você sairá dele apenas “motivado” ou com algo mais significante, que lhe proporcione reflexão e mudança de atitudes em seu dia-a-dia. A escolha é sua.

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Renato, parabéns por suas ponderações. Concordo, pois verifico situações semelhantes na área educacional.

Meu abraço,

Gabriel Perissé
www.perisse.com.br

Sheyna A. A. disse...

Prezado Renato,

Li sua opinião e visualizei as famosas reuniões de Herbalife e Cia, as quais eu, particularmente, considero grandiosos (e gananciosos) espetáculos. Já assisti da Herbalife e também do "Tahitian Noni". Todos iguais, muda o produto, mas o melzinho na boca dos coitados que, como eu, estão ali em busca de dinheiro, porém, não visualizam - como eu - que aquilo tudo é blá blá blá!
Aí está, uns saem completamente motivados, os novatos principalmente, aqueles trazidos por amigos. Eu fui levada por amigos e me perguntava, "Céus! Como essa pessoa, que estudou comigo (Publicidade), se deixou enganar?! Ludibriar por viagens mirabolantes ao Tahiti!". Daí um tempo pergunto se está a caminho ou já foi "Não não, a empresa não conseguiu um selo, lá...". Claro! A sorte desta, como não tiveram outras muitas pessoas, de ter saído sem tamanhos prejuízos... talvez a família, os primeiros que você recorre, nesses negócios, a comprarem de você!
Outra coisa que me remeteu, quanto aos exercícios de motivação, mas gerou uma dúvida que eu e o marcanã ficaria lotado de pessoas com a mesma dúvida: Eu sei que têm uma lógica, e acredito que algumas empresas usem pensando em uma lógica, de fato, porém, por que estas dinâmicas de grupo (de seleção de candidatos, das quais eu sempre gostei de participar) estão apelando tanto? Recentemente participei de uma, para uma concessionária, para a mesma posição tinham profissionais com a minha formação, Arquitetura, e N outras. Fizeram-nos brincar de "escravos-de-jó', desenhe e explique e ainda fazer um carro, desde o design, interior, etc, uma linha muito pesada para todos que ali estavam, sendo que a vaga era para marketing! Ok. Uma concessionária. Ok. Minha amiga, de engenharia, participando de uma empresa quelida com gás de rua, passou pela mesma dinâmica do carro! E outras pessoas já comentaram da mesma. E isso é só um exemplo.
Desculpe se me estendi, mas há tempos gostaria de dialogar com alguém, sobre isso.
Abraço,
Sheyna

Renato Ricci Master Coach disse...

Sheyna

É incrivel como isto ocorre todos os dias, as pessoas ainda acreditam em milagres corporativos. Assim como você, tenho recebido muitos contatos (ainda bem) de gente que não acredita mais nestas banalidades. Vamos em frente...

Anônimo disse...

Olá como vai,Principalmente na Area Segurança trabalho aonde esquecem que do outro lado a um ser humano as vezes fazem Sipat tudo gratuito,Abraços Flávio.segue nosso site para sua análise.
www.amputadosvencedores.com.br

Unknown disse...

Olá Sheyna,

Sou Analista de Treinamento e a cada dia me decepciono mais com a qualidade dos profissionais que se dizem "especialistas em dinâmicas".
Ano passado participei de um processo seletivo IDENTICO ao seu, entretanto para uma outra área RH, olha a que ponto chega a banalização de técnicas que se bem utilizadas podem provocar mudanças significativas no comportamento.
Também sou contra estes shows motivacionais, e olha que atualmente trabalho em uma empresa que prega este estilo.
Mas tenho tentado trabalhar o "pé no chão" da minha equipe, focando nas ações para a mudança e não apenas na abstracção dos pensamentos.

Abraços!
Alessandra Miliatti
ale.miliatti@gmail.com